NOME:PESQUISA PARA FUNGOS
 

CÓDIGO AMB92:28100280
 

SINONÍMIA:Pesquisa de fungos (dermatófitos e leveduras, etc....)
 

SEÇÃO TÉCNICA:Microbiologia
 

MATERIAL:Raspados de lesões na pele, unha, cabelo, aspirados, urina ou qualquer material da região suspeita de infecção. Identificar a origem do material. Colher o material diretamente das lesões. Quando secas por escarificação; quando úmidas o material é colhido com alça ou swab; pêlos são arrancados com sua base e unhas são escarificadas. Colocar o material obtido entre duas lâminas. No caso de secreções, o material pode ser enviado em frascos com tampa plástica, ou colhido em tubos com solução fisiológica.
 

PREPARO DO PACIENTE:Suspender medicação antifúngica se possível, tópica ou sistêmica, por 10 a 20 dias antes da coleta. No caso da coleta de material ungueal, não cortar as unhas antes da coleta do exame.
 

CONSERVAÇÃO:Refrigerar a amostra, exceto pele, unha ou pêlo.
 

PRAZO DE ENTREGA:3 dias úteis.
 

MÉTODO:Clarificação com KOH 20% Diferenciação com Tinta da China (Nanquim) (Microscopia direta)
 

VALORES DE REFERÊNCIA:
Pesquisa Negativa para dermatófitos e leveduras ou Pesquisa Negativa para estruturas fúngicas e leveduras (De acordo com o tipo de material).
 

INTERFERENTES:Medicamentos antifúngicos tópicos e oral, quimioterápicos.
 

INTERPRETAÇÃO:A Prova é útil no diagnóstico rápido das diversas infecções causadas por fungos ou leveduras, quer dermatológicas, quer sistêmicas. A adequada coleta das amostras cutâneas, é fundamental para a positividade do exame.
 

EXAMES RELACIONADOS:Cultura de Fungos