NOME:CURVA INSULINA
 

CÓDIGO AMB92:28050185
 

SINONÍMIA:Curva com dosagem de insulina após sobrecarga de glicose (CIC) , Insulina estimulada por glicose.
 

SEÇÃO TÉCNICA:Hormônio
 

MATERIAL:1,0 mL de soro para cada tempo. Puncionar a veia com butterfly 21G, colher 5,0 mL de sangue total, colocar em tubo sem anticoagulante, identificar como amostra basal, administrar via oral 75g de Dextrosol diluído em 250 mL de água (o paciente deve ingerir em 5 minutos no máximo), marcar o horário e colher as próximas amostras nos tempos 30, 60, 90, 120 minutos ou outros tempos solicitados pelo médico.
 

PREPARO DO PACIENTE:**PREÇO PARTICULAR R$ 25,00 CADA DOSAGEM** Jejum de 8 horas, após 72 horas de dieta habitual, sem restrição de carboidrato(massa, açúcar, doces). Evitar bebidas alcoólicas, exercícios intensos e uso de laxantes nas 24 horas que antecedem o exame. Caso tenha apresentado diarréia, aguardar 2 dias para a realização do exame.Durante o exame ficar sentado no laboratório, não fumar e manter o jejum durante as 2 horas de prova.
 

CONSERVAÇÃO:Refrigerar a amostra. Se o exame não for realizado no mesmo dia, congelar.
 

PRAZO DE ENTREGA:2 dias úteis.
 

MÉTODO:Quimioluminescência
 

VALORES DE REFERÊNCIA:
Insulina basal: Até 30,0 uUI/ml. Insulina pós glicose normal:< 150uUI/ml. RI Moderada:150 a 300uUI/ml RI Severa:>300uUI/ml
 

INTERFERENTES:Hemólise, na dosagem de insulina, exercício, fumo.
 

INTERPRETAÇÃO:Teste utilizado em otologia no estudo de labirintopatias e na caracterização das síndromes de resistência à insulina. Os valores da insulina normalmente acompanham os níveis de glicemia. Pesquisa de hipoglicemia reacional que ocorre de 3 a 4 horas após injestão de alimentos ricos em carboidratos.
 

EXAMES RELACIONADOS:GTT, insulina, glicemia.