NOME:CURVA GLICEMICA
 

CÓDIGO AMB92:28010582
 

SINONÍMIA:Curva glicêmica-75 g, Teste de Tolerância à glicose-GTT, Glicemia pós- sobrecarga.
 

SEÇÃO TÉCNICA:Bioquímica
 

MATERIAL:1,0 mL de plasma fluoretado para cada dosagem. Puncionar a veia com butterfly 21G, colher 5,0 mL de sangue total, colocar em tubo fluoretado, identificar como amostra basal, administrar via oral 75g de Dextrosol diluído em 250 mL de água (o paciente deve ingerir em 5 minutos no máximo), marcar o horário e colher as próximas amostras nos tempos 30, 60, 90, 120 minutos.
 

PREPARO DO PACIENTE:Jejum de 8 horas, após 3 dias com uma dieta habitual, sem restrição de carboidrato (massas, açúcar, doces). Não tomar laxantes, evitar bebidas alcoólicas e exercícios físicos intensos nas 24 horas que antecedem o exame. Não realizar o exame se o paciente está ou teve diarréia dois dias antes da colheita. Durante a prova o paciente ficará sentado no laboratório, sem fumar ou se alimentar durante 2 horas de prova.
 

CONSERVAÇÃO:Refrigerar a amostra. Se o exame não for realizado no mesmo dia, congelar.
 

PRAZO DE ENTREGA:2 dias úteis
 

MÉTODO:Hexoquinase- UV
 

VALORES DE REFERÊNCIA:
Glicemia de Jejum: menor que 99 mg/dL 120 min após administração de 75g de dextrosol: menor que 140 mg/dL.
 

INTERFERENTES:Diuréticos e anticoncepcionais orais.
 

INTERPRETAÇÃO:Exame utilizado em pacientes que apresentam qualquer quadro clínico que possa ser relacionado ao diabetes (poliúria, polidipsia e perda de peso sem causa aparente). Valor de glicemia 2 horas após sobercarga oral com 75 g de dextrosol maior ou igual a 200 mg/dL confirma diagnóstico de diabetes mellitus. O diabetes pode também ser diagnosticado quando obtidos dois valores de glicemias de jejum maior ou igual a 126 mg/dL, colhidas em dias diferentes ou quando for obtido valor de glicemia maior ou igual a 200 mg/dL em amostra colhida a qualquer hora do dia e em quaisquer condições, desde que acompanhada de sintomas característicos.
 

EXAMES RELACIONADOS:Curva de Insulina, Glicosúria, Hemoglobina glicosilada, Frutosamina, glicemia jejum e glicemia pós prandial.